top of page

Divergente - Veronica Roth

  • Lara
  • 1 de abr. de 2015
  • 3 min de leitura

Divergente (no original, Divergent) é o primeiro livro da série de mesmo nome escrita pela autora norte-americana Veronica Roth.

Foi lançado nos Estados Unidos em 25 de abril de 2011, chegando ao Brasil e Portugal em 2012. Seu segundo livro, Insurgente, foi lançado em 1º de maio de 2012 nos Estados Unidos, enquanto o terceiro, Convergente, foi lançado em 22 de outubro de 2013. A série foi comparada à The Hunger Games da autora S

uzanne Collins, e à The Maze Runner, do autor James Dashner, por ambas explorarem temas comuns aos jovens adultos, como a autoridade adulta e a transição da infância à maturidade, assim como motivos mais amplos, como o local da violência e as estruturas sociais dentro de uma sociedade pós-apocalíptica. A saga Divergente tornou-se best-seller do The New York Times, vendendo mais de 20 milhões de exemplares mundialmente, alcançando o primeiro lugar entre os mais vendidos.

Os direitos autorais da saga foram adquiridos pela Summit Entertainment, o primeiro filme estreou dia 17 de abril de 2014. O segundo filme da saga, intitulado A Série Divergente: Insurgente, foi lançado dia 19 de março de 2015.

Sinopse

Em uma Chicago futurista, toda a sociedade foi dividida em cinco grupos de pessoas, denominados de facções. Existem cinco facções e cada uma delas dedica-se ao cultivo de uma virtude em especial:

Abnegação (Altruísmo);

Amizade (Generosidade);

Audácia (Coragem);

Franqueza (Sinceridade);

Erudição (Inteligência).

Cada uma das cinco facções trabalham em um setor diferente da cidade, ajudando em sua manutenção.

Todas os habitantes da cidade, quando chegam aos dezesseis anos, são submetidos ao Teste de Aptidão, que lhes ajudará a escolher a facção que melhor corresponde com sua personalidade e verdadeira natureza humana, e em seguida participam da Cerimónia De Escolha, onde os jovens devem decidir a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas - podendo permanecer em sua facção de origem ou abandoná-la para sempre.

Para Beatrice Prior, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é — não podendo ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma, quando decide se transferir da Abnegação (sua facção original) para a facção dos corajosos, os Intrépidos.

Durante o processo de Iniciação altamente violento e competitivo que se segue, Beatrice Prior muda seu nome para "Tris" e esforça-se para decidir quem são realmente seus amigos — e onde se encaixa em sua nova vida. Tris conhece um rapaz chamado Quatro/Tobias, que é seu Instrutor de Iniciação. Tris acaba revelando fortes sentimentos por ele. Quatro/Tobias é, ao mesmo tempo, um rapaz perturbador e cheio de segredos.

Mas Tris também tem um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia significar sua morte: Ela é Divergente - apresenta aptidão para mais do que uma facção. Isso a torna uma ameaça em potencial, pois aqueles que não se encaixam em apenas uma facção não podem ser manipulados ou persuadidos, ameaçando assim o sistema estabelecido. Portanto, todas as pessoas que apresentam divergência devem ser exterminados.

Ao descobrir um terrível plano da Erudição e da Audácia de dominar o Conselho Governamental da cidade, assumir a liderança das facções e de destruir sua facção de origem, a Abnegação, ela aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama… ou destruí-la

As Facções

divergente2.jpg

Há décadas, nossos antepassados perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na sua inclinação para o mal, seja qual for a sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar esses males criados pela natureza humana que acreditavam ser responsáveis pela desordem do mundo.

Os que culparam a agressividade formaram a Amizade; Os que culparam a ignorância se tornaram a Erudição; Os que culparam a duplicidade fundaram a Franqueza; Os que culparam o egoísmo geraram a Abnegação; E os que culparam a covardia se juntaram à Audácia.

Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade:

  • a Abnegação supriu a demanda por líderes altruístas no governo;

  • a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário;

  • a Erudição forneceu professores e pesquisadores inteligentes;

  • a Amizade cedeu conselheiros e zeladores compreensivos;

  • a Audácia se encarrega da proteção contra ameaças tanto internas quanto externas.

Mas o alcance de cada facção não se limita a essas áreas. Oferecemos uns aos outros muito mais do que pode ser expressado em palavras. Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida. Longe delas, não sobreviveríamos.

Fonte: Wikipedia


 
 
 

Comments


Destaque
Tags

© 2015 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page